h1

O Mistério do Arquivo MS-DOS…

janeiro 16, 2009

 

Restrospectiva do post original no DeskWord :

Gente, eu fiquei muito intirgado no seguinte assunto e quero ir até o final dele :

 

“Enquanto analizava o meu HD e seus arquivos ocultos. Me dei com um fato estranho, um arquivo C:\MS-DOS.sys e C:\MS-DOS.exe – Ja devem saber que se trata do MS-DOS, mas o MS-DOS.sys estava vazio, e o MS-DOS.exe dizia :

”Este aplicativo não pode ser iniciado em modo win32.”

Bom, aí começou a confusão, lembrando que, do Windows XP pra cima usam a arquitetura NT, diferente da DOS, ou seja, o DOS não existe ou não está disponível em um sistema de arquitetura NT. Será?

Quando vamos no Windows ME ou mais velho em Iniciar>Desligar ele tem a opção “Reiniciar em modo MS-DOS”, a qual não está disponível no XP ou Vista(ou Server e também não estará no Seven). Isto porque do Windows ME para traz usam a arquitetura DOS, ou seja esses sistemas eram feitos em códigos DOS(no Windows95 foi inventado os .BATs). Ja nos novos que usam a arquitetura NT eles são feitos em base de linguagens C++ e Netowork Operating[NO]. Isto os torna mais complexos e melhores. O sistema NT(não a arquitetura base, o sistema) é aquele prompot de comando do “Modo de segurança com prompot de comando” no qual só aparece a janela nem taskbar nem nada. O sistema DOS é em si o MS-DOS. Bem menos limitado do que o “CMD” ou “COMMAND.COM”.

O fato é que, como nos computadores(PCs) o DOS não é o sistema operacional padrão, e como ele é muito leve, existe apenas um aplicativo para boot nos Windows. Mas este arquivo era acessível nos Windows com base DOS. Ja nos NT ele foi substituído pelo COMMAND.COM. O arquivo continua lá, porém inutilizável. É interessante notar que ele está definido como “somente leitura” e esta opção não é desabilitavel nem em modo seguro(eu tentei). Talvez essa a causa do problema. Outro fato interessante é que, em computadores sem SOs instalados, rodam DOS. Se você tem 2 partições(eu estou tentando ter 2 mas ta dificil), copie os arquivos MS-DOS.exe e MS-DOS.sys e um AUTOEXEC.BAT compatível(configurado para opção DOS) para a nova partição e inicie, veja! O DOS estará habilitado(enquanto no boot, precione F8 e selecione Microsoft Windows ou Microsoft DOS 5[o número é a versão mais recente do DOS])!

Isto ainda me intriga, não descobri ainda este mistério.

One comment

  1. O Windows é muito sinistro…



Deixe uma resposta

